top of page

AS 3 PERGUNTAS MAIS FEITAS PARA O ORTODONTISTA

Tem curiosidade em saber quais são as 3 perguntas mais frequentes na Ortodontia?

Acredito que todos concordam comigo que a Ortodontia mudou muito nos últimos anos.


Trabalhando já por 16 anos com aparelhos muitas vezes me deparei com desafios enormes e que até pareciam impossíveis de solucionar.


Os aparelhos mudaram muito e também o desconforto e a aparência gerados pelo seu uso. Hoje em dia existem aparelhos praticamente imperceptíveis como os de porcelana ou safira e um detalhe interessante é que pelo menos ¼ dos pacientes que atendo são adultos, o que representa uma grande mudança em relação a décadas atrás quando só se tratava crianças.


Mas nesses anos de trabalho, independente da idade do paciente percebi que existem algumas coisas que nunca mudam. São as perguntas que respondo aqui no consultório. Sabe quais são as 3 perguntas mais ouvidas no consultório de um Ortodontista? (Não se preocupem, podem continuar a fazê-las que terei prazer em responder). Vamos lá. Vejamos se todos concordam comigo.


1 – Quanto tempo vai durar o tratamento?

Dia 1º de Janeiro: Dr. Vou casar em julho, será que meus dentes estarão lindos e maravilhosos para as fotos? (brincadeira…. nunca aconteceu!)


À medida que ganhamos experiência com os tratamentos, sempre temos uma NOÇÃO de quanto tempo cada tratamento pode durar. Mas nunca é possível determinar um tempo exato porque existem muitos fatores que influenciam isso.


Primeiro, nunca devemos esquecer que cada pessoa é única, bem como sua estrutura óssea, movimentos e hábitos. Isso vai influenciar muito o tratamento, uma vez que grande parte do sucesso depende do paciente.


Então, posso apontar alguns pontos que influenciam da duração do tratamento:

  • A frequência do paciente nas manutenções (Por favor não suma do consultório! É para o seu próprio bem. Vamos unir forças e seu tratamento termina mais rápido rsrs)

  • Da gravidade da maloclusão (quando os dentes não se encaixam corretamente uns com os outros, apinhamentos, desalinhamentos, espaços…. enfim o que for necessário ajustar)

  • Do uso correto, da forma que o dentista informar, dos elásticos intra orais, se necessário no tratamento. (Eu sei que pode incomodar, mas é necessário. Não adianta falar que usou direitinho quando chegar na manutenção, eu sempre vou saber se você não usou)

  • Da quebra dos braquetes, quanto mais quebra mais demorado será o tratamento (por favor…. evite alimentos que você tem certeza que vão quebrar os braquetes. Ah… e aquele doce quebra queixo não tem esse nome à toa viu… pé-de-moleque, pipoca, bala, amendoim, azeitonas com caroço, carne muito dura (tipo costela). Por favor, evite! Afinal, você terá uma vida inteira pós aparelho para comê-los à vontade)


2 – Vou ter que tirar os “SISOS”? Mas Doutor. Se com eles já não tenho juízo, imagina sem?

Os tratamentos ortodônticos mais antigos, das décadas de 50 e 60 eram um tanto extracionistas, porém hoje em dia já fazemos uma abordagem bem diferente.


A extração de dentes deve ser evitada sempre que possível, porém cada caso deve ser analisado individualmente, principalmente casos de apinhamentos grandes e severos. O profissional irá avaliar e propor ao paciente qual decisão tomar, levando em consideração os benefícios e os resultados.


Mas no ponto de vista ortodôntico, a extração dos terceiros molares é recomendada para facilitar as movimentações ortodônticas, proporcionando maior liberdade para a acomodação dos demais dentes.


3 – É impressão minha ou meus dentes estão mais amarelados depois que coloquei o aparelho?

Pode ser impressão sua mesmo, mas pode acontecer sim dos seus dentes amarelarem um pouco, mas somente se você não seguir corretamente as recomendações do seu dentista preferido aqui. Portanto, como o aparelho dificulta mesmo a limpeza dos dentes:


  • Use corretamente o fio dental, como o seu dentista explica após a instalação do aparelho. (Eu sei que você não vai conseguir na primeira… Mas é normal, treine um pouco e logo será um especialista nisso, pequeno gafanhoto)

  • Use as escovas próprias para a escovação dos dentes para pacientes que usam aparelhos fixos. (Por favor, somente use. Sei que são bonitinhas, mas elas não são para decoração do seu banheiro)

  • Use as escovas interdentais e enxaguatórios bucais

  • NÃO USE cremes dentais que “prometem clareamento dental” (o uso de creme dentais clareadores, podem manchar os dentes, quando os braquetes forem removidos)

  • Todos esses recursos não deixam que os seus dentes amarelem. Mas caso isso aconteça, poderá ser feito um clareamento dental após a remoção do aparelho fixo.


Espero que tenham gostado, é claro que existem muitas outras perguntas que devem ser respondidas no momento que você vai fazer um tratamento ortodôntico. Sugiro que escreva essas perguntas e já leve na primeira consulta, pois acredito que a informação é a maior aliada de qualquer tratamento. E quanto mais você souber sobre o que precisa e o que será feito, melhor podemos trabalhar para melhorar o seu sorriso.


Sendo assim digo que é sempre um prazer muito grande responder todas as perguntas que o paciente faz, pois assim percebo que ele está mesmo interessado e empenhado com as melhorias propostas.


Abraços e até a próxima manutenção! (não falte!)


 

Sobre o Autor:

Dr. Carlos Alberto Garcia é dentista há 21 anos, formado pela UFMS com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares pela FOA (Faculdade Odontoliga Araçatuba) e especializado em Implantes pela ABCD/CG (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas)





 

Comentários:

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page